speaker-photo

José Carlos Frias

Fundada por José Carlos Frias, Albano Pimentel e José Garcia, a Livraria SolMar abriu a 21 de março de 1991, na cidade de Ponta Delgada. É gerida atualmente apenas por José Carlos Frias e Maria Helena Frias. A escolha da data de abertura foi simbólica e arrojada: simbólica porque se assinala o Dia Mundial da Poesia, e arrojada por ter sido uma viragem no conceito de livraria nos Açores, pois criou uma agenda cultural constante com apresentações, lançamentos, debates, tertúlias, vindo dinamizar a esfera pública e intelectual desta cidade até aos dias de hoje.

Pelas sessões culturais desta livraria, sempre na perspetiva de troca de ideias, da divulgação do livro e do gosto pela leitura, e aproximação entre escritores do arquipélago e do continente, passaram por esta casa nomes importantes como — António Lobo Antunes, o Nobel da Literatura José Saramago, José Cardoso Pires, Mia Couto, Urbano Bettencourt, Emanuel Jorge Botelho, Daniel de Sá, Fernando Aires, Dias de Melo, Vamberto Freitas, Álamo de Oliveira, Onésimo Teotónio de Almeida, João de Melo, Mário Mesquita, José Medeiros Ferreira —, bem como figuras das novas gerações da literatura — Joel Neto, João Pedro Porto, Leonardo, Nuno Costa Santos, Maria Brandão, Leonor Sampaio, entre muitos outros escritores açorianos de renome.

Desde sempre que o espaço da livraria viveu numa simbiose entre escritores e artistas plásticos, promovendo inaugurações de exposições, muitas delas nos anos 90.